EXERCÍCIO DE ARTES E MODERNISMO
01) A partir do século XVI, artistas estrangeiros, integrantes das
diversas expedições artísticas e científicas que percorreram o território
brasileiro, produziram imagens documentando, em detalhes, aspectos da paisagem,
da flora e da fauna. Nesse contexto, destacam-se as pinturas do gênero
“natureza-morta”.
Analise as figuras a seguir.
Com base no texto, nas imagens e nos
conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que são pinturas do gênero
natureza morta e que se inserem no contexto retratado pelos viajantes daquele
período no Brasil apenas as imagens:
(A) I, III
(B) I, IV
(C) II, III
(D) II, IV
(E) I, II, III, IV
Imagem referente as questões 02 – 03 - 04
2) Ao longo do tempo, o tema trabalho tem
aparecido na obra de diferentes artistas.
Cândido Portinari, um dos artistas mais representativos da arte
brasileira, apresenta, em 1934, a pintura “Lavrador”. Em 1985, Sebastião
Salgado fotografa um trabalhador rural da região cacaueira. Com base nas
imagens e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:
I. Em ambas as imagens, a condição de
trabalhador se revela nos instrumentos e no corpo dos indivíduos.
II. Ambas demonstram a busca da elegância e do
requinte formal pelos artistas que se atêm à minúcia descritiva dos objetos
representados.
III. Ambas enaltecem o homem trabalhador,
valorizando a sua imagem, a despeito das condições em que vive e trabalha.
IV. A pintura de Portinari apresenta uma visão
pessoal e poética do artista, diferentemente da fotografia que se limita a
registrar um fato.
Estão corretas apenas as afirmativas:
03- Cândido Portinari e Sebastião Salgado, recorrendo a distintas manifestações
artísticas, respectivamente pintura e fotografia, podem ser considerados
“intérpretes do Brasil”. Com base na leitura das imagens, é correto afirmar:
A) Pintor e fotógrafo, independentemente de uma posição temporal e de um
lugar social, oferecem uma interpretação da sociedade brasileira que acentua as
mudanças no mundo do trabalho no campo.
B) Os dois artistas representam com imparcialidade o trabalhador rural brasileiro
de suas épocas, sem intenção de problematizar a relação capital-trabalho.
C) As duas obras oferecem uma compreensão plena sobre o mundo do trabalhador
rural, sendo excludentes em suas narrativas, uma vez que a pintura representa
uma situação fictícia que rompe com o passado.
D) A fotografia supera a interpretação anterior do pintor, eliminando o
valor e a necessidade dela para se compreender o mundo do trabalho no campo.
E) O mundo do trabalhador rural brasileiro é (re)conhecível pelo diálogo
e confronto entre as diferentes interpretações feitas em épocas distintas, que
oferecem um sentido à realidade.
04- Com base nas imagens de Portinari e de Sebastião Salgado e nos conhecimentos
sobre o trabalho no meio rural brasileiro, considere as afirmativas a seguir.
Estão corretas apenas as afirmativas:
( ) I. As imagens mostram trabalhadores
rurais cujas atividades necessitam do emprego de força muscular, em uma
situação de baixo nível de mecanização na produção.
( ) II. As imagens de Portinari e Sebastião
Salgado mostram trabalhadores rurais volantes que atuam em culturas temporárias,
respectivamente nas regiões Norte e Centro Oeste.
( ) III. As imagens remetem ao trabalho no
campo, onde, a despeito das profundas alterações nas relações de produção, persistem
condições de trabalho precárias.
( ) IV. As imagens mostram a necessidade da
figura do capataz na fiscalização das atividades do trabalhador rural a fim de
otimizar a produção.
05) Analise a figura
A partir da segunda metade do século XIX o capitalismo industrial
desenvolveu-se de forma acelerada em diversos países da Europa ocidental. Esse
desenvolvimento teve profunda influência na constituição das ciências humanas,
enquanto campo de conhecimento fundado em bases científicas, mas também se
refletiu no campo das artes, com diversos pintores abordando a temática do trabalho
e das condições de vida das classes trabalhadoras. Dentre esses artistas
encontra-se Edvard Munch (1863-1944), que procurou traduzir os efeitos desse
cotidiano sobre os trabalhadores no quadro Operários na saída da fábrica.
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a
alternativa que apresenta a interpretação que remete à condição geral à que
estavam submetidos os operários fabris na transição do século XIX para o século
XX, na Europa.
a) “Meu coração encontrava sua felicidade em meu trabalho; é o fruto que
dele eu retirava.” (Antigo Testamento, Eclesiastes).
b) “O trabalho afasta de nós três grandes males: a contrariedade, o
vício e a necessidade.” (Voltaire, Candido).
c) “É necessário trabalhar [...], uma vez que, tudo bem verificado,
trabalhar é menos fastidioso do que se divertir.” (Charles Baudelaire, Jornais
Íntimos)
d) “Escravo do trabalho, não somente em nós homens/ Que verdadeiros
filhos do sofrimento e de misérias somos.” (Ronsart, Hino à Morte).
e) “Nenhum homem, segundo a ordem da Natureza, nasceu para o trabalho
infrutífero/ Nenhum [homem] para a felicidade sem trabalho.” (Mirabeau, Os
Economistas).
06) O trecho a seguir refere-se à descrição da personagem Dona Flor, do
romance Dona Flor e seus Dois Maridos, de Jorge Amado.
e
rechonchuda, de uma gordura sem
banhas,
a cor bronzeada de cabo-verde,
os
lisos cabelos tão negros a ponto de
parecerem
azulados, olhos de requebro e
os
lábios grossos um tanto abertos sobre
os
dentes alvos [...]”.
Essa descrição remete a um elemento temático recorrente na obra de um
dos artistas modernistas brasileiros.
Assinale a alternativa que o identifica
corretamente.
a) Emiliano Di Cavalcanti.
b) Anita Malfatti
c) Cândido Portinari
d) Tarsila do Amaral
e) Lasar Segall
07) “Assistimos então a um afastamento de Tarsila da estrutura cubista.
A direção que a seduz agora é o surrealismo, mas não necessariamente a escola.
[...] Ocorre na obra de Tarsila uma libertação quase anarquista do inconsciente.
É a fase em que a artista alcança uma expressão solta e livre, onde o político
fica menos explícito.” (JUSTINO, Maria José. O
Banquete Canibal. Curitiba: Editora da UFPR, 2002. p. 84.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar
que pertencem à fase descrita no texto apenas as imagens:
a) I, II, III
b) I, III, IV
c) II, III, IV
d) I, II, IV
e) I, II, III, IV
08) Analise as imagens e leia o texto a seguir.
“[...]
O artista expressionista transfigura assim todo o espaço. Ele não olha: vê; não
narra: vive; não reproduz: recria; não
encontra:
busca. A concatenação dos fatos – fábricas, casas, doenças, prostitutas, gritos
e fome – é substituída por sua
transfiguração
[...].” (MICHELI, Mário. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins
Fontes, 1991. p. 75.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre arte brasileira, é correto
afirmar que as imagens que se aproximam do expressionismo são:
a) Obras 1 e 2
b) Obras 1 e 3
c) Obras 2 e 3
d) Obras 3 e 4
e) Obras 1, 2, 3 e 4
GABARITO:
1- A
2- A
3- E
4-V, F, V, F
5-D
6-A
7-D
8- A
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