terça-feira, 8 de outubro de 2013

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: ARTES E MODERNISMO


EXERCÍCIO DE ARTES E MODERNISMO


01) A partir do século XVI, artistas estrangeiros, integrantes das diversas expedições artísticas e científicas que percorreram o território brasileiro, produziram imagens documentando, em detalhes, aspectos da paisagem, da flora e da fauna. Nesse contexto, destacam-se as pinturas do gênero “natureza-morta”.
Analise as figuras a seguir.


Com base no texto, nas imagens e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que são pinturas do gênero natureza morta e que se inserem no contexto retratado pelos viajantes daquele período no Brasil apenas as imagens:
(A) I, III
(B) I, IV
(C) II, III
(D) II, IV
(E) I, II, III, IV



Imagem referente as questões 02 – 03 - 04


2) Ao longo do tempo, o tema trabalho tem aparecido na obra de diferentes artistas.
Cândido Portinari, um dos artistas mais representativos da arte brasileira, apresenta, em 1934, a pintura “Lavrador”. Em 1985, Sebastião Salgado fotografa um trabalhador rural da região cacaueira. Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:
I. Em ambas as imagens, a condição de trabalhador se revela nos instrumentos e no corpo dos indivíduos.
II. Ambas demonstram a busca da elegância e do requinte formal pelos artistas que se atêm à minúcia descritiva dos objetos representados.
III. Ambas enaltecem o homem trabalhador, valorizando a sua imagem, a despeito das condições em que vive e trabalha.
IV. A pintura de Portinari apresenta uma visão pessoal e poética do artista, diferentemente da fotografia que se limita a registrar um fato.
Estão corretas apenas as afirmativas:


03- Cândido Portinari e Sebastião Salgado, recorrendo a distintas manifestações artísticas, respectivamente pintura e fotografia, podem ser considerados “intérpretes do Brasil”. Com base na leitura das imagens, é correto afirmar:
A) Pintor e fotógrafo, independentemente de uma posição temporal e de um lugar social, oferecem uma interpretação da sociedade brasileira que acentua as mudanças no mundo do trabalho no campo.
B) Os dois artistas representam com imparcialidade o trabalhador rural brasileiro de suas épocas, sem intenção de problematizar a relação capital-trabalho.
C) As duas obras oferecem uma compreensão plena sobre o mundo do trabalhador rural, sendo excludentes em suas narrativas, uma vez que a pintura representa uma situação fictícia que rompe com o passado.
D) A fotografia supera a interpretação anterior do pintor, eliminando o valor e a necessidade dela para se compreender o mundo do trabalho no campo.
E) O mundo do trabalhador rural brasileiro é (re)conhecível pelo diálogo e confronto entre as diferentes interpretações feitas em épocas distintas, que oferecem um sentido à realidade.

04- Com base nas imagens de Portinari e de Sebastião Salgado e nos conhecimentos sobre o trabalho no meio rural brasileiro, considere as afirmativas a seguir. Estão corretas apenas as afirmativas:
(  ) I. As imagens mostram trabalhadores rurais cujas atividades necessitam do emprego de força muscular, em uma situação de baixo nível de mecanização na produção.
(  ) II. As imagens de Portinari e Sebastião Salgado mostram trabalhadores rurais volantes que atuam em culturas temporárias, respectivamente nas regiões Norte e Centro Oeste.
(  ) III. As imagens remetem ao trabalho no campo, onde, a despeito das profundas alterações nas relações de produção, persistem condições de trabalho precárias.
(  ) IV. As imagens mostram a necessidade da figura do capataz na fiscalização das atividades do trabalhador rural a fim de otimizar a produção.

05) Analise a figura

A partir da segunda metade do século XIX o capitalismo industrial desenvolveu-se de forma acelerada em diversos países da Europa ocidental. Esse desenvolvimento teve profunda influência na constituição das ciências humanas, enquanto campo de conhecimento fundado em bases científicas, mas também se refletiu no campo das artes, com diversos pintores abordando a temática do trabalho e das condições de vida das classes trabalhadoras. Dentre esses artistas encontra-se Edvard Munch (1863-1944), que procurou traduzir os efeitos desse cotidiano sobre os trabalhadores no quadro Operários na saída da fábrica.
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta a interpretação que remete à condição geral à que estavam submetidos os operários fabris na transição do século XIX para o século XX, na Europa.
a) “Meu coração encontrava sua felicidade em meu trabalho; é o fruto que dele eu retirava.” (Antigo Testamento, Eclesiastes).
b) “O trabalho afasta de nós três grandes males: a contrariedade, o vício e a necessidade.” (Voltaire, Candido).
c) “É necessário trabalhar [...], uma vez que, tudo bem verificado, trabalhar é menos fastidioso do que se divertir.” (Charles Baudelaire, Jornais Íntimos)
d) “Escravo do trabalho, não somente em nós homens/ Que verdadeiros filhos do sofrimento e de misérias somos.” (Ronsart, Hino à Morte).
e) “Nenhum homem, segundo a ordem da Natureza, nasceu para o trabalho infrutífero/ Nenhum [homem] para a felicidade sem trabalho.” (Mirabeau, Os Economistas).


06) O trecho a seguir refere-se à descrição da personagem Dona Flor, do romance Dona Flor e seus Dois Maridos, de Jorge Amado.
”[...] era bonita, agradável de ver-se: pequena
e rechonchuda, de uma gordura sem
banhas, a cor bronzeada de cabo-verde,
os lisos cabelos tão negros a ponto de
parecerem azulados, olhos de requebro e
os lábios grossos um tanto abertos sobre
os dentes alvos [...]”.
Essa descrição remete a um elemento temático recorrente na obra de um dos artistas modernistas brasileiros.
Assinale a alternativa que o identifica
corretamente.
a) Emiliano Di Cavalcanti.
b) Anita Malfatti
c) Cândido Portinari
d) Tarsila do Amaral
e) Lasar Segall



 07) “Assistimos então a um afastamento de Tarsila da estrutura cubista. A direção que a seduz agora é o surrealismo, mas não necessariamente a escola. [...] Ocorre na obra de Tarsila uma libertação quase anarquista do inconsciente. É a fase em que a artista alcança uma expressão solta e livre, onde o político fica menos explícito.” (JUSTINO, Maria José. O Banquete Canibal. Curitiba: Editora da UFPR, 2002. p. 84.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que pertencem à fase descrita no texto apenas as imagens:
a) I, II, III
b) I, III, IV
c) II, III, IV
d) I, II, IV
e) I, II, III, IV

08) Analise as imagens e leia o texto a seguir.

“[...] O artista expressionista transfigura assim todo o espaço. Ele não olha: vê; não narra: vive; não reproduz: recria; não
encontra: busca. A concatenação dos fatos – fábricas, casas, doenças, prostitutas, gritos e fome – é substituída por sua
transfiguração [...].” (MICHELI, Mário. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 75.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre arte brasileira, é correto afirmar que as imagens que se aproximam do expressionismo são:
a) Obras 1 e 2
b) Obras 1 e 3
c) Obras 2 e 3
d) Obras 3 e 4
e) Obras 1, 2, 3 e 4

 GABARITO:
1- A
2- A
3- E
4-V, F, V, F
5-D
6-A
7-D
8- A


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