terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aula sobre trovadorismo



 
             Projeto: Educação pela Imagem: Formação cultural, leitura e escrita.

 
                                    Colégio: Modelo Luís Eduardo Magalhães.

 

Plano de atividade

 

Foco: ARTE, CULTURA E SABERES INTELECTUAIS

 

TEMA DA ATIVIDADE: A poesia trovadoresca, a música regional e a literatura de cordel

 

C. HORÁRIA PREVISTA:2 h/aulas

 

MODALIDADE DE OCORRÊNCIA: (x) Participação em aula dos docentes (  ) Oficina  (  ) Unidade de estudo autônoma de curta duração.

 

PARCERIA (S) ALMNEJADA(S)  Língua Portuguesa

 

OBJETIVO(s) DA ATIVIDADE:

·         Conhecer a origem do Trovadorismo, a classificação das composições poéticas e suas respectivas características;

·         Relacionar as características das cantigas trovadorescas com a música regional e a Literatura de Cordel;

·         Identificar as características das canções trovadorescas e da musica regional através de imagens.

 

CONTEÚDOS A SEREM EXPLORADOS: Imagens e vídeos que mostram características da poesia trovadoresca e da música popular.

 
AÇÕES:

·         Discussão a respeito do tema a ser trabalhado

·         Exposição de imagens que apresentam algumas características do trovadorismo e da música popular.

 

·         Exibição  de vídeo com musicas regionais e literatura de cordel;

·         Produção textual


DETALHAMNETO DAS AÇÕES:

·         Apresentar sub-tópicos em slides, mostrando a origem do trovadorismo, principais compositores, classificação das composições poéticas e suas principais características.

 

·         Mostrar algumas características das composições poéticas do trovadorismo e da música regional  por meio de imagens e vídeos;

 

Solicitar  uma produção poética com características do trovadorismo.

PRODUTO(S) ESPERADO(S):

·         Participação nas discussões do tema apresentado.

Produção poética com as características da poesia trovadoresca. 

 
RECURSOS NECESSÁRIOS:

·         TV Pen Drive

·         Pen Drive
  •      Slides

 

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados através da participação nas discussões e na produção textual.

 

REFERÊNCIA:

 


 


http://fremosinha.wordpress.com/2008/05/20/tematica-das-cantigas-de-amigo/

http://www.cecac.org.br/Artes_Almeida_Jr.htm
 
 
 



 

 

 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 

 

 
 
 

 
 

 

 
 
 
 

 
 

 
 

 

 
 
 

 

 
 
 

 
 

 

 
 
 
 

 
 

 
 
 

 
 
 

 

 
 
 

 
 
 
 


 
 
 


 
 
 
 

 
 
 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário